Audiências públicas debatem sobre a concessão de três parques estaduais

Segunda / 17.01.2022

Por Ascom SEMA

As audiências trataram dos Parques Estaduais da Serra do Conduru, das Sete Passagens (na foto) e o Zoobotânico de Salvador. (Foto: Reprodução / Jornal da Chapada)

Desde o dia 7 de dezembro, o Governo do Estado, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), iniciou a Consulta Pública para ouvir a sociedade baiana sobre as concessões dos Parques Estaduais da Serra do Conduru, das Sete Passagens e o Zoobotânico de Salvador. Visando garantir a participação popular, um dos processos da Consulta Pública é a realização de audiências, que irão acontecer agora em janeiro.

Serão realizadas audiências públicas específicas: Parque Zoobotânico (26/01), Sete Passagens (27/01) e Conduru (28/01), sempre das 9h30 às 12h30, em formato exclusivamente virtual, pelo canal do YouTube da Sema. O público poderá participar e se manifestar por meio de formulário que ficará disponível em cada transmissão. As equipes técnicas irão colher as contribuições, opiniões e sugestões, que vão subsidiar e aprimorar o projeto de concessão de serviços de apoio à visitação de atrativos e instalações dos parques. Os três projetos têm como pilares a preservação ambiental, fomento ao turismo sustentável e desenvolvimento socioeconômico das comunidades do entorno.

A Consulta Pública tem duração de dois meses, encerrando no dia 7 de fevereiro. Durante esse período qualquer cidadão pode ter acesso às informações sobre a proposta de concessão, por meio do site meioambiente.ba.gov.br, e enviar seus questionamentos através de um formulário on-line. Além do acesso on-line, todo o processo de consulta prevê momentos de diálogo onde a proposta é apresentada pela equipe do BNDES. Os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) também participam esclarecendo as dúvidas e registrando as contribuições.


Parque Estadual da Serra do Conduru .

O Parque Estadual da Serra do Conduru fica localizado nos municípios de Ilhéus, Itacaré e Uruçuca. (Foto: Divulgação / Klima Naturali)


Parque Estadual das Sete Passagens

O Parque Estadual das Sete Passagens fica localizado no município de Miguel Camon, na região da Chapada Diamantina. (Foto: Reprodução / Matheus Boa Sorte)


Parque Zoobotânico 

Enquanto o Parque Zoobotânico fica localizado na capital, Salvador. (Foto: Divulgação / Tourb)