Guanambi: Câmara de Vereadores aprova PL que cria Guarda Civil Municipal Armada; edital de concurso já tem previsão de publicação

Sábado / 15.01.2022

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o secretário Municipal de Planejamento, Coronel Lira, existe a previsão de lançamento do Edital de Concurso para a primeira quinzena de fevereiro. (Foto: Divulgação)

A Câmara de Vereadores de Guanambi aprovou, por unanimidade, na tarde dessa quinta-feira (13), o Projeto de Lei Complementar nº 41/2021 enviado pelo Prefeito Nilo Coelho (DEM/UB) que cria e disciplina a Guarda Civil Municipal Armada (GCMG). Durante a votação, foram incluídas 7 emendas apontadas pelos parlamentares.

A GCMG terá idade mínima de acesso de 18 anos e máxima de 40 anos, com percentual mínimo de 30% para o sexo feminino. A altura mínima requisitada é de 1,60 metros para os candidatos do sexo masculino e de 1,55 metros para as candidatas do sexo feminino, além de possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria “AB”. A Lei também institui também o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Guanambi que promoverá, dentre outros, o curso de formação de Guardas Civis Municipais e Agentes de Trânsito.

A GCMG ficará sob a gestão da Secretaria Municipal de Planejamento. Segundo o secretário da pasta, Coronel Lira, existe a previsão de lançamento do Edital de Concurso para a primeira quinzena de fevereiro. O concurso para 100 vagas já está autorizado pelo prefeito e serão disponibilizadas 80 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal e 20 para Agente de Trânsito, totalizando 100 vagas no total. Segundo Nilo Coelho, a aprovação é sinal de maturidade da Câmara Municipal e atendimento de um pleito antigo da população. “Este é mais um compromisso de muitos anos que estamos cumprindo”, frisou.


Cota feminina e racial de 30% cada

O concurso reservará o percentual mínimo de 30% das vagas para o sexo feminino, que corresponde a 24 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal e 6 para Agente de Trânsito, no mínimo e também cota racial de 30%. O concurso terá as seguintes etapas: Prova Objetiva e redação, Exame Médico, Investigação Social, Prova de Aptidão Física, Avaliação Psicológica e Curso de Formação.