Tanque Novo e mais 3 municípios baianos têm situação de emergência reconhecida pelo MDR pela estiagem e pelas chuvas fortes

Terça / 14.12.2021

Por Redação Sertão Hoje

Em Retirolândia e Tanque Novo (na foto) o reconhecimento se deu à estiagem enquanto em Jaguaquara e Teolândia foi devido às fortes chuvas. (Foto: Divulgação)

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência nos municípios baianos de Retirolândia e Tanque Novo devido ao período de estiagem e de Jaguaquara e Teolândia devido às fortes chuvas que vêem atingindo a região, nesta semana, em portarias publicadas do Diário Oficial da União (DOU) na segunda (13) e terça (14).

Também obtiveram o reconhecimento federal devido à estiagem os municípios de Riacho de Santana (RN), Palmácia (CE) enquanto Francisco Dantas (RN), Lagoa Nova (RN), Parelhas (RN), Santa Maria (RN) e Canindé (CE) foram em razão da seca. Os municípios mineiros de Corinto e Rio Casca também foram atingidos pelas fortes chuvas.

Com o reconhecimento federal de situação de emergência, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.