Defesa Civil Nacional envia equipe para verificar estragos causados por fortes chuvas em Itaberaba

Terça / 30.11.2021

Por Brasil 61

30 pessoas foram afetadas, sendo que 18 estão desalojadas e 2 morreram por causa do desastre. O Gade se reuniu nesta segunda (29) com o prefeito Ricardo Mascarenhas. (Foto: MDR)

A Defesa Civil Nacional enviou uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres, o Gade, à cidade de Itaberaba, na Bahia, para verificar in loco os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município nesse final de semana. O Gade se reuniu nesta segunda (29) com o prefeito Ricardo Mascarenhas. Ao todo, 30 pessoas foram afetadas, sendo que 18 estão desalojadas. Além disso, duas pessoas morreram por causa do desastre.

O coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, explica que a equipe do Governo Federal vai auxiliar o município nos procedimentos de solicitação de reconhecimento federal e de repasse de recursos. “Nosso objetivo aqui é agilizar o reconhecimento dos processos de situação de emergência; liberar recursos necessários para o restabelecimento de serviços essenciais, socorro, assistência e recuperação com rapidez; e dar apoio na gestão do desastre.”

Por causa da forte chuva que atingiu a região, no centro de Itaberaba, parte do asfalto de duas avenidas foi arrancada e crateras se formaram no local. Já na zona rural, algumas comunidades ficaram ilhadas. Além disso, quatro bairros foram atingidos com maior intensidade. São eles: Campo do Governo, Alameda das Umburanas, Barro Vermelho e Brisas da Chapada. Segundo a Defesa Civil Nacional, existe ainda o risco de rompimento de uma barragem de água particular.Â