Água que antes era desperdiçada, agora é reutilizada em Barra da Estiva

Terça / 29.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

O tanque será utilizado para armazenar a água que é utilizada na retrolavagem dos filtros de areia

O longo período de estiagem enfrentado pelo nordeste brasileiro ainda reflete no baixo volume de água no leito dos rios e acumulado nos açudes do nordeste brasileiro. Em Barra da Estiva, o Governo Municipal, preocupado com esta situação, adotou uma medida relativamente simples, mas que vai representar uma economia de milhares de litros de água. Através da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Infraestrutura, a Prefeitura de Barra da Estiva mandou escavar e revestir um tanque com capacidade para acumular 350 mil litros de água. O tanque será utilizado para armazenar a água que é utilizada na retrolavagem dos filtros de areia utilizados na estação de tratamento de água do município. Antes, essa água era desperdiçada, mas agora vai ser armazenada no tanque, onde vai decantar as partículas e ser utilizada na próxima lavagem.

Segundo informações da Prefeitura de Barra da Estiva, a manutenção do sistema de abastecimento de água do município consome em média R$ 20 mil mensais, que são custeados exclusivamente pelo governo municipal, tendo em vista que não existe a cobrança de taxa e a água é fornecida gratuitamente para os moradores.

A manutenção do sistema é todo custeado pela Prefeitura de Barra da Estiva, já que a água é fornecida gratuitamente aos moradores