Representantes do PAA em Ibiassucê visitaram usina de beneficiamento de leite em Lagoa Real

Segunda / 16.08.2021

Por Redação Sertão Hoje

A usina da Cooplar fornece leite ao município de Ibiassucê através do PAA, que é utilizado nas merendas escolares, por exemplo. (Foto: Divulgação)

Na última terça-feira (10), o Secretário Municipal de Educação de Ibiassucê e a nutricionista e coordenadora do Programa de Aquisição Alimentos - PAA Leite, Sandro Wagner e Adahilda Brito, respectivamente, realizaram uma visita de campo à usina de laticínio instalada no município de Lagoa Real para conhecer todos os processos de produção. O programa atende cerca de 400 famílias no município.

Estiveram presentes também na visita, as dirigentes das escolas municipais de Ibiassucê, Natasha Leandra (Escola M. Anísio Teixeira), Marcia Cristiana, (Escola. M. de Santo Antônio), Zilma Martins, (Escola M. Mundo Encantado), Maria das Graças (Escola M. Professora Helena Santos), Engrácia Farias (Escola M. Deoclides José de Farias), Marta Fonseca (Escola M. de Brasilândia) e a supervisora do Programa Primeira Infância no SUAS, Maria José. A Equipe foi recebida pelo vice- presidente da Cooperativa dos Produtores de Leite e Cereais De Lagoa Real (Cooplar), o Sr. Marcelo Cardoso Trindade e pela engenheira de alimentos Jovelane Carvalho Aguiar, que apresentaram as instalações da usina e todo o processo de beneficiamento do leite de vaca.

O processo tem início no recebimento do leite pela Cooplar, sendo em seguida, coletadas amostras e encaminhada para análise em laboratório da própria unidade, passando por testes para identificar resistência térmica (teste do alizarol), acidez titulável, (teste dornic), níveis de contaminação (teste de antibiótico), fraude por adição de água (teste de crioscopia), entre outros, como teste de gordura e fraude por adição de produtos químicos.  Após atestar a qualidade, o leite é destinado à etapa de pasteurização, seguido pelo envase em embalagens plásticas, e expedição, que acontece em caminhões refrigerados.

Segundo o Secretário Sandro Wagner, “conhecer na prática todo o processo de beneficiamento do leite foi muito enriquecedor, aumentando assim a confiança na qualidade do alimento que, semanalmente alimenta muitas famílias, bem como a valorização do Programa PAA Leite em nosso município.”

Para a nutricionista Adahilda Brito, “este é um programa que tem um impacto significativo na vida de milhares de baianos, uma vez que fortalece a agricultura familiar dos municípios, ao tempo em que contribui para uma melhor qualidade de vida de centenas de famílias, que se encontram em situação de insegurança alimentar.”