Bahia: bancários são incluídos no grupo prioritário para vacinação contra Covid-19

Sábado / 17.07.2021

Por Redação Sertão Hoje

A decisão da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia foi divulgada em caráter de urgência. (Foto: Divulgação)

A Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios baianos e do Governo Estadual, incluiu bancários e correspondentes bancários no grupo prioritário no Plano de Imunização contra a Covid-19. Após diversas mobilizações de sindicatos e federações nos Estados e municípios, o Comando Nacional se reuniu com representantes do governo Federal e, na última quarta-feira (14), o Ministério da Saúde divulgou a nota técnica que confirmou a incorporação de bancários e trabalhadores dos Correios no Plano Nacional de Imunização (PNI). No documento ficou estabelecido pelo Ministério que 20% do total de doses de vacinas distribuídas devem ser destinadas para a vacinação dos grupos prioritários.

Desde o início da pandemia o serviço bancário foi considerado essencial pelo governo Federal e com isso bancárias e bancários seguiram atuando em seus postos de trabalho durante todo esse período. “A partir da divulgação destes dois documentos oficiais, se esgota qualquer argumento que justifique os municípios não iniciarem a vacinação deste grupo”, destaca o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR), ressaltando ainda que “Em um cenário de agências lotadas, apenas no primeiro trimestre de 2021 foram registrados 152 desligamentos por mortes na categoria bancária, alta de 176,4% na comparação com 2020, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged.”

Em março o SEEB/VCR iniciou a campanha na região com mobilizações junto ao poder público dos municípios da base territorial da entidade. Dos municípios que fazem parte da base do SEEB/VCR, Anagé, Iguaí, Itarantim, Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Tanhaçu e Barra do Choça, já confirmaram o início da vacinação contra Covid-19 dos bancários.