Em Brumado, Rui entrega Policlínica Regional de Saúde que atenderá 320 mil baianos de 16 municípios

Terça / 06.07.2021

Por ASCOM/SECOM-BA

Além da Policlínica, Rui também entregou veículos e autorizou o início de diversas obras. (Fotos: Leonardo Oliva / Sertão Hoje)

O governador Rui Costa (PT), ao lado do prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), entregou a nova Policlínica Regional de Saúde, em Brumado, nesta segunda-feira (05). Esta é a 18ª unidade do modelo entregue pelo Governo do Estado. Ela atenderá a demanda de 16 municípios para diversas especialidades, alcançando cerca de 320 mil baianos em 16 municípios.

"Esse modelo de gestão compartilhada significa que estamos oferecendo uma qualidade e quantidade de serviços que não seria possível oferecer à população sem a união do Estado e municípios. Se até países muito ricos, como a Alemanha, fazem saúde pública regionalizada para ofertar uma saúde de mais qualidade aos seus habitantes, não seríamos nós, que não temos nem de longe a riqueza desses países, que deixaríamos de fazer", destacou o governador, que aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria dos municípios. "O funcionamento da Policlínica Regional de Saúde requer uma arquitetura política e institucional em que convida e aglutina prefeitos e prefeitas para, juntos, gerirem e assumirem um equipamento dessa envergadura. Sinto muito orgulho de, juntos, podermos cumprir o importante objetivo de cuidar da saúde do povo baiano", ressaltou.

A Policlínica localizada em Brumado contou com um investimento de cerca de R$ 28 milhões distribuídos entre os custos da obra e de equipamentos. A obra de construção do prédio foi coordenada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder). A partir desta terça-feira (6), a população dos municípios consorciados passam a contar com serviços ambulatoriais especializados e exames de alta complexidade. Juntamente com a Policlínica, foram entregues 10 micro-ônibus para o transporte de pacientes. Para manter o funcionamento da unidade, Governo do Estado também arca com 40% dos custos. Os outros 60% são divididos entre os municípios consorciados, proporcionalmente à população de cada um. Os atendimentos na unidade são realizados por agendamento, o que garante um serviço rápido e sem filas.