Filhos de Rio de Contas com naturalidade livramentense

Sexta / 04.09.2015

Por Raimundo Marinho

Essa curiosa constatação foi feita pelo advogado Vinicius Costa (foto), que acaba de criar o Diretório Municipal do PSDB, em Rio de Contas

Toda população da histórica cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, a cerca de 600km de Salvador, tombada pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional, poderá vir a ser, um dia, toda formada de cidadãos naturais do vizinho município de Livramento de Nossa Senhora.

Isso porque, devido à falta de estrutura no hospital local, a grande maioria das mães deslocam-se até Livramento para dar à luz os seus filhos.  E mesmo registrando as crianças nos cartórios de Rio de Contas, as certidões trarão como local de nascimento, ou seja, a naturalidade, o município vizinho.

Essa curiosa constatação foi feita pelo advogado Vinicius Costa (foto), que acaba de criar o Diretório Municipal do PSDB, em Rio de Contas, ao lado do farmacêutico Alan Guimarães e o médico Thiago Reis, já com vistas à disputa das eleições para prefeito do próximo ano.

Segundo Costa, uma das propostas básicas do PSDB local é justamente livrar os rio-contenses do vexame de terem em suas certidões de nascimento a naturalidade livramentense, por falta de um hospital devidamente equipado ou mesmo de uma maternidade na cidade.

Diz que vai resgatar, ainda, o turismo local, que tem potencial para tornar o município  economicamente autossuficiente. Cita, também, a floricultura, incluindo as famosas orquídeas,  e o aproveitamento do pequi, além da culinária, também como matéria prima para  fabricação de sabonete, hidratante, xampu e óleo comestível.