Brumado: entidades e movimentos sociais estão organizando o Grito dos Excluídos

Sexta / 04.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

Em Brumado, o Grito está sendo organizado pelo Levante Popular da Juventude, MODERA, ASFAB, STR e outras entidades

Proposto em 1995, a partir da Campanha da Fraternidade da CNBB, intitulada “Fraternidade e Exclusão”, o Grito dos Excluídos trata-se de uma mobilização no Sete de Setembro para denunciar um sistema político e econômico que promove a exclusão social. Assim como para mostrar nas ruas e praças os grupos excluídos e propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal.

O tema do Grito é “Vida em Primeiro Lugar” e neste ano de 2015 o seu lema será “Que país é este, que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”. A intenção do lema é tratar das famílias pobres que vivem nas periferias; da juventude que sofre retaliações e exclusões; dos negros, vítimas das drogas, do sistema e que vivem encarcerados; dos operários que aos poucos vão perdendo os seus direitos e dos idosos que mendigam o direito a viver com dignidade. Além de se referir à mídia como veiculadora da falta de esperança.

Em Brumado, o Grito está sendo organizado pelo Levante Popular da Juventude, MODERA, ASFAB, STR e outras entidades. Deverá sair neste Sete de Setembro, da pracinha localizada nas imediações da Madeireira Real, a partir das 08h30.