Prefeitura de Vitória da Conquista decide não ampliar toque de recolher e Rui Costa afirma que 'Decreto será cumprido'

Segunda / 22.02.2021

Por Redação Sertão Hoje

O horário do toque de recolher foi ampliado depois que o estado atingiu 80% de ocupação de leitos de UTI. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Vitória da Conquista publicou em suas redes sociais que a ampliação do horário do toque de recolher determinado pelo governo do estado em virtude do aumento da ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 não será adotada e que manterá as restrições das 22h às 5h, conforme decreto anterior. O governador Rui Costa (PT) afirmou que o decreto terá que ser cumprido e que as Polícias Civil e Militar (PM-BA) vão fiscalizar. Nesta segunda-feira (22), a cidade tem 94% de taxa de ocupação tanto nos leitos de UTI para adultos e pediátricos, segundo a Central Integrada de Comando e Controle da Saúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O decreto foi ampliado depois que o estado atingiu 80% de ocupação de leitos de UTI.

• Governo da Bahia amplia horário de toque de recolher e inclui novas regiões;

A vice-prefeita Sheila Lemos (DEM), que está no exercício da prefeitura desde que o prefeito Herzem Gusmão (MDB) foi internado com Covid-19, pediu que o governo da Bahia abra mais leitos na cidade e que não amplie o horário do toque de recolher.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pref. de Vitória da Conquista (@pmvconquista)

Em resposta, o governador rebateu a vice-prefeita: "Não foi essa informação [de não ampliação] que ela [a vice-prefeita] me deu ao telefone e, portanto, eu quero me dirigir à população de [Vitória da] Conquista e dizer que a Polícia Militar e a Polícia Civil vão fazer cumprir o decreto estadual. Todos aqueles que tiverem funcionando após as 20h, bares e restaurantes ou qualquer outro serviço não essencial, os seus proprietários serão conduzidos à delegacia e será registrado crime contra a saúde pública", explicou Rui Costa, complementando que "[Vitória da] Conquista está com quase 100% de leitos. Ontem mesmo a prefeita [em exercício] me disse que só tinha disponível três leitos".

.

A Prefeitura de Vitória da Conquista utilizou o Instagram para comunicar que não adotará a ampliação do horário do toque de recolher. (Foto: Instagram @pmvconquista)