“Queremos o retorno das aulas, mas o momento não está fácil”, diz governador Rui Costa em reunião com prefeitos

Sábado / 13.02.2021

Por Redação Sertão Hoje

Uma nova reunião será marcada na próxima semana com representantes do MP-BA, da DPE-BA e do TJ-BA. (Fotos: Fernando Vivas / GOV-BA)

Nesta quinta-feira (11), o governador Rui Costa (PT) se reuniu novamente por videoconferência com membros da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeitos, técnicos das secretarias estaduais da Educação e da Saúde (Sesab) e outras autoridades, para discutir os critérios que darão estrutura para que o retorno às aulas presenciais na Bahia possa acontecer. O governador voltou defender que as taxas de ocupação de leitos e de mortalidade pela Covid-19 serão determinantes para a escolha de um momento de reinício das atividades escolares.

• Na sexta (12), a Bahia registrou o 2º maior número de mortes pela Covid-19 durante a pandemia;

“É importante que nós estamos tendo esse diálogo para formar uma frente única com os municípios. Queremos o retorno das aulas, entendemos que é fundamental para o desenvolvimento de nossos jovens, mas o momento não está fácil e infelizmente estamos constatando pelo número de leitos ocupados, óbitos e de crescente demandas nas UPAs é que a doença não está diminuindo, pelo contrário. É um problema grave que requer todo o nosso foco antes que possamos pensar num retorno”.

• Decreto que proíbe shows e aulas presenciais na Bahia é prorrogado até 21 de fevereiro;

A reunião deu continuidade a duas outras que foram realizadas nos dias 5 e 8 de fevereiro, nas quais ficou previsto que, em um primeiro momento, o retorno irá ocorrer seguindo um modelo híbrido, em que as turmas serão divididas em 50%, com aulas em dias alternados. No dia em que o estudante não estiver na escola, ele terá material pedagógico digital e impresso para utilizar em casa. Uma nova reunião será marcada na próxima semana com representantes do Ministério Público Estadual (MP-BA), da Defensoria Pública do Estado (DPE-BA) e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para apresentar os dados que já foram discutidos.