Livramento: Nota diz que prefeito Dr. Paulo Azevedo é “ficha-limpa”

Sexta / 04.09.2015

Por Raimundo Marinho

Prefeito de Livramento Paulo Cardoso Azevedo (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

Foi distribuída aos blogs da região ‘Nota de Esclarecimento’, sem assinatura, pela Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, via o e-mail [email protected], não oficial, versando sobre a indisponibilidade de bens do prefeito Paulo Cesar Cardoso Azevedo, ordenada pelo Tribunal Regional Federal (TRF1), com sede em Brasília.

Tenta minimizar a condição de investigado do prefeito, alvo da chamada “Operação Águia de Haia”, da Polícia Federal, que encontrou indícios de irregularidades em processo licitatório, caracterizadores do crime de corrupção passiva. A nota enaltece Paulo Azevedo, dizendo que ele é “ficha-limpa” e que a lisura da sua gestão vai ser demonstrada.

Mas é sabido que, nesses casos, somente diante de indícios convincentes de crime e sua autoria é que a Justiça ordena a indisponibilidade de bens. O prefeito cita, mais uma vez, certidão negativa do TCM-BA, solicitada antes de se saber da investigação, para provar não haver pagamento à empresa de Kells Belarmino, acusada de articular o processo de corrupção.

Mas desvios, como nesses casos, não costumam ser informados ao Tribunal de Contas. A “Nota de Esclarecimento” não incluiu o vereador Paulo Lessa, hoje presidente da Câmara, investigado junto com o prefeito Paulo Azevedo, sob a mesma acusação, por ter sido gestor do Fundeb, quando foi Secretário Municipal da Educação.

No final, a nota diz que o prefeito “em 2 anos e 8 meses de mandato teve 100% de suas contas aprovadas por unanimidade pelo TCM – Tribunal de Contas dos Municípios, que o considera prefeito FICHA LIMPA, ao contrário de outros que tiveram 4 contas rejeitadas”.

Soa estranho esse acréscimo, especialmente a expressão “outros”, interpretada nos meios políticos locais como sendo uma referência clara ao ex-prefeito Carlos Roberto Souto Batista, que nada tem a ver com a investigação que ora alveja o atual alcaide.