Chapada Diamantina receberá equipamentos para reparar estradas

Quinta / 03.09.2015

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo do encontro foi obter um consenso entre os prefeitos da região a respeito das obras de infraestrutura prioritárias

Doze prefeitos de municípios da Chapada Diamantina integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina (CIDCD Chapada Forte) participaram nesta quarta-feira (2) de uma reunião com os secretários estaduais Josias Gomes (Serin) e Marcus Cavalcanti (Seinfra).

O objetivo do encontro – que contou também com a presença do deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembléia Legislativa – foi o de obter um consenso entre os prefeitos da região a respeito das obras de infraestrutura prioritárias, que deverão ser impulsionadas pelo Governo do Estado através do Consórcio Chapada Forte.

“A opção pelos consórcios intermunicipais é o melhor caminho para diminuir os custos de cada Prefeitura. A experiência tem dado certo em Minas Gerais, Ceará, e outros Estados e, com certeza, terá pleno êxito também na Bahia”, argumentou o secretário Josias Gomes.

“A Chapada possui municípios com população pequena, mas com grandes extensões territoriais e por isso é difícil para as Prefeituras realizarem todos os serviços de infraestrutura que precisam. Agora, com o Consórcio e com o apoio do Estado iremos agilizar os reparos nas estradas, já que a região possui enorme potencial turístico”, destacou Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí e presidente do Consórcio Chapada Forte.

O secretário Marcus Cavalcanti informou aos prefeitos que o Estado vai ceder maquinários, equipamentos, pneus, e outros itens para o Consórcio Chapada Forte. “Há na região da Chapada cerca de 50 km de estradas, que deverão ser reparadas para viabilizar a atração de visitantes para cerca de seis atrações turísticas, incrementando a economia dos municípios ali localizados”, informou Cavalcanti. Os prefeitos presentes no debate representam os municípios de Abaíra, Andaraí, Ibicoara, Iramaia, Iraquara, Itaetê, Lençóis, Marcionílio Souza, Mucugê, Nova Redenção, Palmeiras e Seabra.