Sesab busca conter avanço da Covid-19 em municípios das regiões sul e sudoeste da Bahia

Quinta / 21.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

A reunião contou com a participação do Secretário Fábio Vilas-Boas e os Secretários de Saúde de Conquista, Jequié, Guanambi, Barra da Estiva, Itabuna e Ilhéus. (Foto: Sesab)

Com o objetivo de conter o avanço de novos casos de Covid-19 e ampliar o giro-leito nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais municipais e contratados, o secretário da Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, se reuniu nessa quarta-feira (20), com seis secretários municipais de saúde das regiões Sul e Sudoeste.

No encontro virtual com secretários de Vitória da Conquista, Guanambi, Barra da Estiva, Jequié, Itabuna e Ilhéus, Fabio Vilas-Boas solicitou um empenho maior dos gestores para reduzir o ritmo de crescimento da Covid-19. "Nos últimos cinco dias, tivemos um crescimento médio superior a 1% em algumas localidades, o que é preocupante. Além disso, peço um esforço adicional para fiscalizarem suas equipes e reavaliarem o perfil dos pacientes internados nas UTIs, pois há relatos de pessoas que ficam internadas por um tempo maior do que o necessário, impossibilitando que novos pacientes sejam admitidos", afirma Vilas-Boas.

Atualmente as regiões Sul e Sudoeste possuem 427 leitos exclusivos para pacientes com o diagnóstico da Covid-19. Destes, 185 são de Terapia Intensiva adulto, com uma taxa de ocupação de 85%.