Aeroporto de Bom Jesus da Lapa e Ponte Barra-Xique-Xique serão entregues este ano, diz Seinfra

Segunda / 18.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

A Ponte Barra-Xique-Xique está 50% concluída, segundo a Seinfra. (Foto: Divulgação / Seinfra)

A construção do Aeroporto Senhor do Bonfim, em Bom Jesus da Lapa, está prevista para ser concluída no 2º semestre deste ano, informa a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra). Na região do Rio São Francisco, a cidade se destaca pelo turismo religioso e chega a receber 600 mil romeiros durante a festa de Bom Jesus, entre os meses de julho e agosto. O município também é conhecido pela produção de frutas e o aeroporto deve servir para escoar parte da produção, principalmente aquela voltada à exportação. O novo aeroporto terá capacidade de receber aeronaves com até 70 passageiros.

Nessa primeira fase será implantada a pista de pouso e decolagem, o taxiway, o pátio de estacionamento de aeronaves e a cerca patrimonial. O investimento é de aproximadamente R$ 20 milhões. A expectativa do Governo do Estado é que a obra atraia o interesse de novos investimentos em energia renováveis no município, que já possui oito empreendimentos em operação comercial para geração de energia elétrica a partir da fonte fotovoltaica.

Outras intervenções que também será entregue este ano é a Ponte Barra-Xique-Xique, que está 50% concluída, que irá permitir a ligação entre a região de Irecê com o oeste da Bahia, e a restauração dos 20km do acesso a Rio do Pires, na BA-152. O Consórcio Estrada do Feijão, que está executando a obra, está realizando a etapa de implantação dos pilares e lançamento de vigas, e a previsão é que seja concluída no segundo semestre de 2021. O investimento é de R$ 133 milhões. A obra na BA-152 feita no trecho entre Rio do Pires, município localizado na região da Bacia do Paramirim, e o entroncamento da BA-156. Os serviços atenderão mais de 85 mil moradores de Rio de Pires, Macaúbas, Ibipitanga e Caturama. A autorização para o início das obras deve ser assinada ainda no primeiro trimestre, divulgou a Seinfra.

O Aeroporto Senhor do Bonfim está previsto para ser entregue no 2º semestre deste ano. (Foto: Divulgação / Seinfra)