Bahia está preparada para vacinar 5,08 milhões de pessoas até maio, informa Sesab

Sábado / 16.01.2021

Por Redação Sertão Hoje

A previsão da Sesab tem como premissa o recebimento das vacinas do Ministério da Saúde ainda em janeiro, em quantitativo suficiente. (Foto: Divulgação / Sesab)

O plano estadual de vacinação contra a Covid-19 prevê a imunização de 5,08 milhões de baianos nas 4 primeiras fases, que são os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, até maio. Esta é a previsão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tendo como premissa o recebimento das vacinas do Ministério da Saúde ainda em janeiro, em quantitativo suficiente. Estão previstas 5.114 salas de vacina em todo o estado e serão necessárias 10,16 milhões de seringas e agulhas, considerando que os imunobiológicos possuem 2 doses.

• Nessa sexta-feira (15), o governador Rui Costa determinou que a PGE-BA acione o STF para poder comprar a vacina Sputnik V;

De acordo com a Sesab, é possível que os idosos com mobilidade limitada ou que estejam acamados sejam vacinados em casa. Nos centros urbanos, o drive-thru será estimulado e no caso dos profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, a vacinação ocorrerá nas próprias unidades. Para executar esta operação, serão envolvidos mais de 50 mil profissionais de saúde, conforme anunciou o governador Rui Costa, por meio das redes sociais, nesta sexta-feira (15).

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esclarece que o estado possui 234 câmaras frias e 70 freezers, possibilitando armazenar simultaneamente 3,5 milhões de doses. “Adicionalmente licitamos 100 ultracongeladores que chegam a temperaturas de até -86° C para as vacinas de RNA e, inicialmente, serão distribuídos 30 para as nove macrorregiões de saúde, cada um com capacidade de 368 litros”, ressalta Vilas-Boas, ao pontuar que cada fase da campanha de vacinação terá a duração de um mês. As etapas estão detalhadas no ‘leia mais’.