Taxa de desocupação na Bahia chegou a cerca de 20% em novembro, revela IBGE

Quarta / 23.12.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os dados são dados da Pnad Contínua, do IBGE, divulgada nesta quarta-feira (23). (Foto: Agência Brasil)

A taxa de desocupação na Bahia chegou a 19,8% no mês de novembro, alcançando o percentual mais alto desde maio, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (23).

A Bahia caiu uma posição no ranking nacional, indo de 2º lugar em outubro para 3º em novembro, abaixo de Maranhão (21,7%) e Amapá (20,9%). Apesar da alta no número de desocupados, novembro também teve o maior número de trabalhadores em 6 meses. O nível da ocupação, que corresponde ao percentual de pessoas de 14 anos ou mais de idade que estão trabalhando, em novembro, seguiu em alta no estado e chegou, em novembro, a seu maior patamar de 43,1%, superando o indicador de maio, de 42,9%.

Entre outubro e novembro, o avanço da ocupação no estado cresceu em 1,5%, com mais 76 mil trabalhadores empregados, a maioria sem carteira assinada, no setor privado: 50 mil. Em dados gerais, o aumento da informalidade foi a maior do país, com 54 mil trabalhadores informais em um mês. O grupo dos empregados com carteira assinada aumentou em 0,8% com relação a outubro: cerca de 11 mil pessoas. Entre outubro e novembro, o número de trabalhadores por conta própria permaneceu estável em 1,574 milhão, menor que o de maio, que registrou 1,78 milhão.