Governo do Estado abre 10 novos leitos de UTI Covid-19 em Vitória da Conquista

Sábado / 12.12.2020

Por Redação Sertão Hoje

“Há um esforço de regionalização e descentralização da assistência observado em toda a Bahia, evitando a transferências de pacientes entre regiões”, destaca Vilas-Boas. (Foto: IBSP)

Com o aumento do número de pacientes graves diagnosticados com Covid-19 na região Sudoeste, o Governo do Estado abriu, nesta sexta-feira (11), 10 novos leitos de UTI Covid-19 no Hospital Geral de Vitória da Conquista, totalizando 156 leitos ativos, sendo 70 de UTI e 86 clínicos, na região. De acordo com o secretário da Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, “há um esforço de regionalização e descentralização da assistência observado em toda a Bahia, evitando a transferências de pacientes entre regiões. Com estes novos leitos, reduzimos a taxa de ocupação das UTIs Covid-19, estando agora em 73%”, afirma o secretário.

• Bahia registrou 3.883 novos casos de Covid-19 e 30 mortes nessa sexta-feira (11);

A subsecretária da Saúde, Tereza Paim, alerta que as duas próximas semanas serão fundamentais para conter o avanço da Covid-19 na região. “Se faz necessário um esforço adicional da população, pois esta é uma doença que já matou mais de 8.500 baianos e precisamos conter o avanço do vírus com hábitos que aprendemos ao longo da pandemia, como usar máscara, manter o distanciamento social e lavar as mãos frequentemente”, ressalta a subsecretária, ao lembrar que isto se faz necessário para evitar medidas ainda mais restritivas, como já ocorre em outras cidades.