ELEIÇÕES 2020: Quem não votou no 1º turno poderá votar no segundo, afirma TSE

Sábado / 28.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

O índice de abstenção no 1º turno desta eleição, cerca de 34,2 milhões eleitores, é o maior das eleições municipais desde 1996. (Foto: Agência Brasil)

De acordo de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor que não votou no 1º turno poderá votar no 2º. Cada turno é tratado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral, portanto quem não votou no dia 15 de novembro, mesmo que ainda não tenha justificado a ausência ao órgão, poderá votar no próximo dia 29.

• Feira de Santana e Vitória da Conquista contarão com 3 mil militares para garantir a segurança e realização do 2° turno neste domingo (29);

Na Bahia, terá 2º turno nos municípios de Vitória da Conquista e Feira de Santana. Em Conquista, no 1º turno, realizado no último dia 15, Herzem Gusmão (MDB) obteve 45,89% dos votos válidos contra 47,63% de Zé Raimundo (PT). Em Feira, a disputa do segundo turno é entre Zé Neto (PT) e Colbert Martins (MDB). No 1º turno, Zé Neto obteve 41,55% dos votos válidos contra 38,18% de Colbert Martins.

O índice de abstenção no 1º turno desta eleição, cerca de 34,2 milhões eleitores, é o maior das eleições municipais desde 1996, ano em que as urnas eletrônicas começaram a ser utilizadas. Para o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, a desistência da votação foi pequena.  “No último domingo, 15 de novembro, 113 milhões de pessoas compareceram às urnas em um nível de abstenção relativamente baixo para um pleito realizado no meio de uma pandemia. E com observância geral das regras de segurança e com os resultados divulgados no mesmo dia das eleições”, defendeu.

• A TARDE/Potencial Pesquisa revela empate técnico entre Zé Raimundo (PT) e Herzem Gusmão (MDB) em Vitória da Conquista;

Quem não votou no primeiro turno das eleições 2020 precisa justificar em até 60 dias após o pleito, ou seja, até o dia 14 de janeiro. Quem também deixar de votar no segundo turno deve justificar a ausência na segunda ocasião separadamente e entregá-la até dia 28 de janeiro. Quem não votar e não justificar a ausência, além de pagar uma multa de R$ 3,51 ficará impedido de retirar documentos, como passaporte e RG, receber salário por serviços prestados ao setor público, pedir empréstimo a bancos oficiais, entre outros.