Eleições 2020: 2º turno chega com aumento de casos da Covid-19

Sábado / 28.11.2020

Por Janary Bastos Damacena, Lincoln Freitas e Luciana Bueno / Brasil 61

Ao todo, 18 capitais estaduais e mais 49 municípios com mais de 200 mil eleitores terão disputa eleitoral.

Neste domingo (29), o segundo turno das eleições para prefeito e vice movimenta mais uma vez a vida de 57 cidades brasileiras e mobiliza mais de 38 milhões de eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, 18 capitais estaduais e mais 49 municípios com mais de 200 mil eleitores terão disputa eleitoral, são elas: Aracaju (SE), Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

• Feira de Santana e Vitória da Conquista contarão com 3 mil militares para garantir a segurança e realização do 2° turno neste domingo (29);

Na Bahia, terá segundo turno nos municípios de Vitória da Conquista e Feira de Santana. Em Conquista, no 1º turno, realizado no último dia 15, Herzem obteve 45,89% dos votos válidos contra 47,63% de Zé Raimundo. Em Feira, a disputa do segundo turno é entre Zé Neto (PT) e Colbert Martins (MDB). No 1º turno, Zé Neto obteve 41,55% dos votos válidos contra 38,18% de Colbert Martins.

• A TARDE/Potencial Pesquisa revela empate técnico entre Zé Raimundo (PT) e Herzem Gusmão (MDB) em Vitória da Conquista;

É preciso que todos os eleitores das cidades onde haverá o pleito mantenham os cuidados de saúde por conta da pandemia. Isso porque quando o primeiro turno foi realizado, dia 15 de novembro, o País tinha 14.134 novos casos pelo coronavírus, o que era considerado um dos números mais baixos desde que a pandemia chegou ao Brasil.  Até o fechamento desta reportagem, às 18h de sexta-feira (27) pré-segundo turno, temos uma elevação destes novos casos para 34.130 pessoas.