Secretaria de Agricultura de Paramirim instala estação agrometeorológica

Quarta / 26.08.2015

Por Fagner Abreu

De acordo com Anselmo Caires, o aprimoramento das informações vai possibilitar o agricultor tomar decisões de forma precisa

Em parceria com o Governo da Bahia, através da Secretaria de Agricultura, a Prefeitura de Paramirim implantou, no dia 21, a primeira estação agrometerologica da cidade. O equipamento vai transmitir em tempo real, via satélite para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), informações sobre umidade, pressão atmosférica, índice pluviométrico, além da direção e velocidade dos ventos. A unidade está instalada no Parque de Exposições Luiz Barros.

De acordo com o secretário de Agricultura, Anselmo Caires, o aprimoramento das informações meteorológicas vai possibilitar o agricultor tomar decisões em todas as etapas da atividade agrícola de forma precisa, desde a preparação do solo até a colheita. “Antes as informações tinham como base os equipamentos em Vitoria da Conquista, o que nem sempre era muito preciso. Agora, com esse equipamento teremos a capacidade de previsibilidade de eventos climáticos. Vai nos permitir quantificar a evapotranspiração de referência utilizada no manejo da irrigação e auxiliar na tomada de decisão pelo produtor”, destacou.

Entre outras explicações, o secretário afirmou ainda que os dados registrados pelas estações meteorológicas são importantes também para confirmar as perdas de safras por causa da seca ou excesso de chuvas, assegurando aos agricultores o direito de receber os seguros como o Garantia Safra.

O projeto é uma parceria entre os governos federal (por meio do Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovação), estadual (através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária e Pesca), e municipal (com a Secretaria de Agricultura). Vale destacar que os dados podem ser obtidos por leitura direta no aparelho ou através do site www.cemaden.gov.br.