Itaberaba: Governador Rui Costa e secretário da Saúde visitaram as obras da Policlínica Regional de Saúde e do Hospital Regional

Sábado / 10.10.2020

Por Redação Sertão Hoje

Também estão sendo construídas policlínicas em Brumado, Serrinha, Ribeira do Pombal, São Francisco do Conde, Eunápolis e duas em Salvador. (Fotos: Divulgação / Sesab)

Com mais de 50% da estrutura concluída, as obras da Policlínica Regional de Saúde, que está sendo erguida em Itaberaba, município da região da Chapada Diamantina, estão em ritmo acelerado. O governador Rui Costa e o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, estiveram na sexta-feira, 09, no local para vistoriar as obras da Policlínica e das intervenções que estão sendo feitas no Hospital Regional de Itaberaba, que está sendo reformado e ampliado, ganhando 10 leitos de terapia intensiva (UTI). Para as melhorias, estão sendo investidos cerca de R$ 15,7 milhões, fruto de um convênio firmado entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a Prefeitura de Itaberaba.

Na policlínica, serão ofertados atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia, por meio de exames como raio-X, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma e eletroencefalograma. Ainda há espaços destinados ao tratamento do pé diabético, coletas laboratoriais e procedimentos ambulatoriais. A unidade beneficiará os moradores de Abaíra, Andaraí, Boa Vista do Tupim, Iaçu, Ibiquera, Ibitiara, Itaberaba, Itaeté, Lajedinho, Lençóis, Macajuba, Marcíonilio Souza, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Ruy Barbosa, Seabra, Utinga, Wagner.

O governador Rui Costa destacou que até o final de 2022, a Bahia contará com 25 policlínicas regionais de saúde. “As policlínicas vêm se juntar às unidades básicas de saúde (UBSs), com o objetivo de fortalecer a prevenção. Antes das policlínicas, as pessoas que moram no interior tinham que se deslocar para municípios distantes ou para a capital, em busca de uma especialidade ou exame que não era ofertado na sua cidade. Com esse novo modelo de regionalização da saúde, a população dispõe de uma estrutura confortável, inclusive no deslocamento, para um atendimento de qualidade”.

Além de Itaberaba, estão sendo construídas policlínicas em Brumado, Serrinha, Ribeira do Pombal, São Francisco do Conde, Eunápolis e duas em Salvador, nos bairros de Escada em Narandiba. A unidade de Santa Maria da Vitória está em processo de licitação para a construção.