Colégio estadual da zona rural de Caetité supera meta nacional no IDEB 2019

Segunda / 05.10.2020

Por Redação Sertão Hoje

A unidade oferta os ensinos Médio Regular e o Fundamental II. Atualmente, ela conta com 231 estudantes matriculados. (Fotos: SEC-BA)

O Colégio Estadual João Carneiro, localizado no povoado Vila do Carneiro, em Conceição do Coité, zona rural de Caetité, está entre a escolas da rede estadual de ensino que ultrapassaram a meta nacional de 4.3 para o Ensino Médio, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019. Com a pontuação 4.4, a unidade escolar, fundada em 1986, oferta os ensinos Médio Regular e o Fundamental II e, atualmente, conta com 231 estudantes matriculados.

O diretor Rubens Cedraz destacou o diferencial da unidade para atingir o resultado alcançado. "Somos uma escola do campo e há muito acontece um fenômeno interessante, que é o fato de termos uma enorme demanda por matrículas de alunos vindos da sede do município. Este fato não se resume apenas às boas avaliações do IDEB, mas do contagiante protagonismo e pertencimento de toda a comunidade escolar, que, por sua vez, desenvolve parcerias no ambiente escolar com grupos de valorização da cultura local, capoeira, percussão e oficinas esportivas. Nosso grande projeto interdisciplinar é um projeto de leitura desenvolvido durante o ano letivo com culminância ao final de cada unidade, apontando a leitura como meio de conhecimento, identificação e transformação do sujeito e suas relações com o mundo. E, finalmente, acreditamos que estes são os frutos do compromisso firmado pela direção, professores e todos os funcionários que acreditam e defendem a educação pública de qualidade".

• No Ensino Fundamental, Licínio de Almeida tem melhor resultado da Bahia no Ideb 2019;

O IDEB foi criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. No Ensino Médio, a rede estadual de ensino saltou de 2,7 (2017) para 3,2 (2019). Este foi o melhor IDEB alcançado pela rede desde que o índice foi instituído, em 2007. Em termos relativos, percentuais, o IDEB da Bahia cresceu 18,5%, sendo o segundo maior crescimento do país. A Bahia também é um dos oito estados com aumento maior do IDEB, 0,5, maior do que a média nacional, que foi de 0,4. O avanço também foi constatado nos ensinos Fundamental I e II da rede pública, que possuem ofertas pelas redes estadual e municipais. O IDEB demonstrou que, no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5° ano), houve um crescimento de 4,7 (2017) para 4,9 (2019) e, no Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), o desempenho foi ainda melhor, avançando de 3,4 (2017) para 3,8 (2019).