Reunião define ações para regularização do abate e comercialização de carnes em Igaporã

Quarta / 26.08.2015

Por Samuel Gonçalves

Reunião contou com a participação da ADAB, Administração Municipal, Açougueiros e população em geral

Aconteceu na última segunda-feira (24), no Plenário da Câmara de Vereadores, uma reunião com a participação de membros da ADAB, da Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária, açougueiros e população, onde foram discutidas as ações necessárias para regularização definitiva do abate de gado, transporte e comercialização de carnes no município de Igaporã.

Para a Prefeita Rosana Cotrim “A readequação e conclusão do mercado municipal e entreposto de carnes atesta a profunda importância econômica, social e cultural desse estabelecimento que irá viabilizar a manifestação de valores, costumes e identidades locais. Outra vantagem será o desenvolvimento econômico e social ao comercio do município, que beneficiará principalmente a agricultura familiar com o escoamento de sua produção, que terá no mercado municipal um importante espaço para comercialização”, afirmou.

Em seguida foi ministrada uma palestra com o tema “O abate clandestino de gado e o risco para a saúde do consumidor” pelo Médico Veterinário da ADAB de Vitória da Conquista Leonardo Rosa da França que pontuou aos presentes informações referentes à contaminação dos alimentos, e as doenças transmitidas na região sudoeste pelo comércio irregular de carnes. Leonardo também enfatizou sobre a importância de boas práticas desde o início da cadeia produtiva até o processo de industrialização e comercialização das carnes.

No decorrer da palestra açougueiros e população presentes puderam tirar suas dúvidas.  A previsão é de que em 30 dias sejam executadas todas as ações por parte dos açougues para regularização definitiva do processo de abate de gados, transporte e comercialização de carnes em Igaporã.