Candidatos ao cargo de prefeito em Cândido Sales e mais 2 municípios assinam acordo para evitar aglomerações em campanhas eleitorais

Sábado / 26.09.2020

Por Maiama Cardoso

O documento, de autoria da promotora de Justiça Daniela de Almeida, prevê regras para a realização de eventos político-eleitorais, como comícios carreatas e passeatas.

Os candidatos ao cargo de prefeito dos municípios de Cândido Sales, Encruzilhada e Ribeirão do Largo firmaram Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério Público Eleitoral, comprometendo-se a evitar aglomerações durante o período de campanha eleitoral. O documento, de autoria da promotora de Justiça Daniela de Almeida, prevê regras para a realização de eventos político-eleitorais, como comícios carreatas e passeatas.

Os candidatos e coligações assumiram o compromisso de não promover, por si e por quaisquer integrantes de seu grupo de apoio e/ou simpatizantes, eventos eleitorais que acarretem aglomeração em número superior a 100 pessoas, em reuniões, comícios, carreatas, passeatas ou em quaisquer outras atividades realizadas durante a campanha, enquanto perdurar a situação de pandemia da Covid-19. Também não deverão realizar comícios em via pública, somente via internet. As caminhadas, geralmente feitas nos bairros, poderão acontecer observado o limite máximo de cem pessoas. Eventos com número inferior a esse deverão observar o percentual de 40% da capacidade máxima do local, assegurar o fornecimento de em gel aos participantes e exigir o permanente uso de máscara de proteção.

Diversas outras medidas estão previstas para cumprimento pelos candidatos. Assinaram os documentos os candidatos ao cargo de prefeito de Cândido Sales, Albânia Ferreira da Silva, Jaimilton Sousa Acioly, Maurílio Lemos das Virgens, Márcio Viana Campos e Elaine Pontes de Oliveira; de Encruzilhada, Wekisley Teixeira Silva, Pedro Alves de Lacerda Sobrinho e Carlos Alves dos Santos; e de Ribeirão do Largo, João Borges, Wesley Gomes Souza e Ivonilda da Silva Moreira.

Fonte: Cecom / MP-BA.