Operação Carro-Pipa vai integrar projeto para estimular inovação na Administração Pública

Sexta / 18.09.2020

Por Redação Sertão Hoje

O MDR espera reduzir os custos da Operação Carro-Pipa, estimados em R$ 670 milhões por ano, mantendo a garantia da perenidade e qualidade do abastecimento.

A Operação Carro-Pipa (OCP), mantida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com o Exército Brasileiro (EB), foi o projeto selecionado, dentre 27 inscritos, para integrar o Laboratório de Inovação e Coparticipação (coLAB-i) do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo é otimizar os recursos investidos no projeto, que tem como objetivo levar água a regiões que sofrem com estiagem. O MDR espera que as medidas a serem adotadas em conjunto com o coLAB-i possam reduzir os custos da Operação Carro Pipa, estimados em R$ 670 milhões por ano, além de garantir a perenidade e a qualidade do abastecimento.

A Operação Carro Pipa integra o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro e tem como objetivo auxiliar populações rurais atingidas pela seca e estiagem. A ação federal é regulamentada pelas Portarias Interministeriais 1/2015 e 2/2015 e realizada a partir de cooperação técnica e financeira entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Defesa para o atendimento às famílias no Semiárido nordestino e nas regiões norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. A iniciativa atende, todos os anos, mais de 600 municípios em 10 estados, beneficiando cerca de 3 milhões de pessoas. A atuação do programa é, prioritariamente, em áreas rurais. Porém, a Defesa Civil Nacional também apoia, de forma complementar, iniciativas dos governos estaduais com a transferência direta de recursos ao Poder Público, que são os responsáveis pela execução e gestão da operação em áreas urbanas e em zonas rurais que não são atendidas pela iniciativa federal.

O coLAB-i é uma iniciativa conjunta do TCU e do BID para disseminar a inovação na administração pública em benefício da sociedade. As ações são desempenhadas por meio do Instituto Serzedello Corrêa.