INB emite Nota de Esclarecimento sobre contaminação de água em Lagoa Real

Terça / 25.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

A INB argumentou ainda que a quantidade de urânio encontrada no poço deve-se a características naturais da região, considerada uma província uranífera

A INB – Indústrias Nucleares do Brasil, após a veiculação da matéria ‘Urânio contamina água na Bahia’, publicada pelo Jornal o Estado de São Paulo, no último sábado (22), encaminhou uma Nota de Esclarecimento para a nossa redação, esclarecendo algumas questões.

Segundo a nota, a INB realizou a análise da água do poço perfurado pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), a pedido de um morador e do Secretário de Infraestrutura de Lagoa Real, não competindo à empresa determinar o padrão de potabilidade da água, bem como a abertura ou fechamento de poços. Esclareceu ainda que a unidade da empresa está localizada em uma bacia hidrográfica e que o poço está localizado em outra, não sofrendo, portanto, a influência das atividades da INB.

A INB argumentou ainda que a quantidade de urânio encontrada no poço situado na propriedade do Sr. Osvaldo deve-se a características naturais da região formada pelos municípios de Caetité, Lagoa Real e Livramento de Nossa Senhora, que é considerada uma província uranífera devido à abundância do minério que se concentra naturalmente em alguns locais. Este argumento foi o mesmo utilizado pelo então presidente da INB, durante uma entrevista coletiva ocorrida em Caetité há alguns anos, quando este argumentou não ter sido a INB que trouxe o urânio para a região e sim o contrário: o urânio existente na natureza é que fez que que a INB se instalasse por aqui.

CLIQUE AQUI E LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA!