25% dos baianos acreditam que país está pronto para reabertura

Terça / 28.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

A pesquisa foi realizada pelo DataPoder360 em parceria com o Grupo A TARDE, entre os dias 20 e 22, e publicada no Jornal A TARDE na última sexta (25). (Foto: Reprodução / Internet)

Um quarto dos baianos acham que o Brasil está pronto para a reabertura, de acordo com pesquisa do DataPoder360, realizada em parceria com o Grupo A TARDE, entre os dias 20 e 22 de julho, e publicada no Jornal A TARDE na última sexta-feira (25).

Conforme o levantamento, 64% dos entrevistados na Bahia disseram acreditar que o Brasil não está preparado para a retomada das atividades econômicas e outros 11% não opinaram. No âmbito nacional, 29% dos consultados pela pesquisa disseram que o Brasil está pronto e 60% afirmaram que o país não está preparado para reabrir os negócios. Outros 11% não responderam. O percentual daqueles que confiam neste momento na reabertura brasileira é ainda menor em Salvador (18%). Outros 75% dos soteropolitanos ouvidos avaliaram que o país não está preparado para a retomada e 7% não responderam. O percentual de pessoas que disseram ter o emprego ou a fonte de renda prejudicado aumentou de 70% para 74% em 15 dias. É o maior nível desde 13 de maio.

Também cresceu o número de entrevistados que afirmaram ter alguma conta em aberto no último mês devido a crise do coronavírus. Esse índice chegou a 76% na Bahia, em uma alta de 6 pontos percentuais em relação a 15 dias atrás e é o maior percentual registrado em toda a série de pesquisas do DataPoder360 no estado, desde abril deste ano. Em Salvador, 73% afirmaram que deixaram de pagar algum boleto no último mês. Além disso, menos de 1/4 dos baianos (21%) pretendem fazer uma grande compra como carro, casa ou eletrodoméstico, nos próximos meses. O número é bem maior entre pessoas com renda acima de cinco salários mínimos, chegando a 50%, e menor entre aqueles sem emprego ou renda fixa, onde fica em 13%.
.