Justiça determina suspensão de retorno de aulas presenciais em faculdade de Guanambi

Segunda / 20.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

Guanambi contabiliza 142 casos de Covid-19. Desses, 112 estão recuperados e 30 são considerados como casos ativos. Nenhum óbito foi registrado. (Foto: Internet)

A Justiça determinou a suspensão das aulas presenciais das Faculdades Integradas Padrão (FIP), do município de Guanambi, cujo início foi anunciado para esta terça-feira (21) e quarta-feira (22), inclusive atividades de ensino realizadas em laboratórios. A solicitação foi realizada em ação civil pública ajuizada pela promotora de Justiça Tatyane Miranda Caires e a decisão liminar concedida, parcialmente, pela juíza Janete Fadul de Oliveira, ambas no domingo (19).

A juíza determinou que as aulas presenciais, que voltariam nos dias 21 e 22 deste mês, devem permanecer suspensas até vigorarem os decretos municipal e estadual que estabeleceram a suspensão de aulas, além de outras medidas restritivas para enfrentamento à pandemia da Covid-19. A magistrada estabeleceu multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento.

A promotora solicitou ainda, entre outras medidas, que a Justiça determinasse, em decisão liminar, a redução de 30% no valor das mensalidades cobrado pela FIP até quando durar a pandemia e as medidas de isolamento social. A juíza Janete Fadul avaliou que a apreciação desse e demais pedidos deve ser realizada em outro momento, pelo juiz a que for distribuído o processo, pois não caberia tal avaliação ser feita durante o plantão judiciário.

Através do Ofício nº 029/2020, assinado pelos diretores Geral e Acadêmica, Rafael Silva e Vânia Torres, a FIP Guanambi lamentou a decisão, destacando que “o retorno de atividades práticas laboratoriais foi autorizado pelo Comitê de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus do município de Guanambi”, além de salientar que contribuiu “com a ampliação de 10 novos leitos na UPA, participamos na criação com o Hospital Municipal em suas semi UTIs, recém entregues”. Ainda conforme a instituição, as datas das atividades online previstas serão mantidas, normalmente. Confira no ‘leia mais’, ao final da matéria, a integra do Ofício.

Conforme o Portal da Transparência da Prefeitura de Guanambi para às ações de combate ao Coronavírus (guanambi.ba.gov.br/coronavirus#conteudo), atualizado no domingo (19), Guanambi contabiliza 142 casos de Covid-19. Desses, 112 estão recuperados e 30 são considerados como casos ativos. Nenhum óbito foi registrado.
.