Sistema de Esgotamento Sanitário de Igaporã Será Concluído

Quinta / 20.08.2015

Por Samuel Gonçalves

Após cobranças da Administração Municipal, CODEVASF irá executar obras de conclusão do sistema de esgotamento sanitário

Aconteceu na última terça-feira (18), na sede da Prefeitura Municipal, uma reunião que definiu ações para a conclusão do Sistema de Esgotamento Sanitário de Igaporã. Na ocasião participaram Naidson Eliane Silva (Codevasf), a Prefeita Rosana Cotrim, o Engenheiro Agrônomo Marciano Rocha e o Diretor do SAAE Jurandy Júnior.

Segundo Naidson, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba já concluiu o projeto de complementação e reparos e já dispõe de recursos necessários para a execução. “O projeto já está concluído, serão necessários reparos na rede coletora, energização da elevatória, reparos no sistema de automação e reparos diversos na estação de tratamento. Toda a obra de complementação foi orçada na ordem de R$ 2 milhões, recurso esse que já foi liberado para a Codevasf, que agora irá abrir processo de licitação para contratação da empresa que irá executá-la. Após a licitação o prazo pra conclusão da mesma é de seis meses.” Afirmou.

Esta obra de esgotamento sanitário foi iniciada e concluída na gestão anterior, no entanto, a mesma não foi recebida pelo município naquele período. Executada pela Codevasf a obra recebeu investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC do Governo Federal. Contudo, até a presente data não apresenta funcionalidade. A situação se agrava à medida que ligações intradomiciliares foram feitas clandestinamente e como o sistema é inoperante o esgoto estoura em algumas ruas.

A Administração Municipal, preocupada com a questão, buscou constantemente por ações que solucionem o problema. Em reuniões anteriores a Codevasf se comprometeu em executar um levantamento para identificar e quantificar os serviços necessários e posteriormente buscar verbas para executar uma obra de complementação que efetive o sistema de esgotamento sanitário. Também ficou definido que após a adequação e efetivação desta obra a Prefeitura, por meio do SAAE, ficará responsável por operar e administrar a mesma.