Barra da Estiva: Prefeito descumpre próprio decreto, realiza ato de pré-campanha e gera aglomeração em bar

Segunda / 22.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

Um morador de Barra da Estiva entrou em contato com a redação do Jornal Tribuna do Sertão/Site Sertão Hoje para relatar uma situação, no mínimo, inusitada. Segundo as informações recebidas, o prefeito João de Didi teria realizado, na última sexta-feira, dia 19, um ato de pré-campanha em um bar da cidade, que causou uma grande aglomeração de pessoas e desrespeitou um Decreto Municipal editado pelo próprio prefeito.

Nas fotos, que circularam nas redes sociais e nos vídeos feitos pelos moradores, é possível ver apoiadores do prefeito colando adesivos com o texto ‘segue o líder’ em carros e motos, bem como dá para identificar uma grande aglomeração de pessoas, sendo que algumas sequer usavam máscaras de proteção. Em uma das fotos, o próprio prefeito aparece sentado, ao lado de duas outras pessoas, no interior do bar, o que estaria proibido pelo Decreto Municipal assinado por ele mesmo.

No Decreto Municipal N.º 48/2020, atualizado pelos Decretos 58, 62, 65 e 68, o Prefeito havia determinado medidas restritivas temporárias para prevenção e controle da transmissão do novo coronavírus. No Artigo 3º, o Gestor recomendou o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais não essenciais até às 23h59min do dia 28/06/2020. Neste mesmo artigo, no parágrafo 4º, o Prefeito determinou que os bares e demais vendas de bebidas alcóolicas só poderão atender pedidos para entrega em domicílio, sendo permitido o atendimento com o balcão na porta do estabelecimento para evitar entrada e aglomeração de pessoas.