Igaporã realiza 'Dia D' da campanha de vacinação contra a poliomielite

Terça / 18.08.2015

Por Samuel Gonçalves

Campanha iniciou neste sábado (15) e segue até 31 de agosto

No último sábado (15), a Prefeitura de Igaporã promoveu o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de vacinação contra Poliomielite e a Campanha de Multivacinação para atualização do esquema vacinal. A campanha foi realizada em todas as Unidades de Saúde da sede do município e também em um posto de vacinação montado na feira livre. A campanha se estende até o dia 31 de agosto.

A expectativa é que 938 crianças sejam imunizadas. A vacina será oferecida em todas as unidades de saúde do município. Apenas no Dia D foram vacinadas 378 crianças, cerca de 40% da meta total. Essa campanha, que tem como foco principal a vacinação contra a poliomielite para manter o Brasil livre da doença, completa 36 anos e há 26 anos o país está livre da doença. Devido à existência da doença em alguns países da África, a campanha nacional busca manter o país livre da paralisia infantil.

A meta da campanha de vacinação contra a poliomielite é imunizar 95% da população de crianças de seis meses a menores de cinco anos, mantendo dessa forma elevadas coberturas vacinais homogêneas em todos os municípios, e assim, evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país. Já o objetivo da campanha de Multivacinação é imunizar de forma seletiva crianças de 0 a 5 anos, avaliando a caderneta de saúde da criança e atualizando de acordo com a situação encontrada, aumentando as coberturas vacinais das crianças.