Jequié: Prefeito é afastado para investigação de improbidade administrativa; MP-BA aponta prejuízo de R$ 5 milhões

Quarta / 17.06.2020

Por Redação Sertão Hoje

A votação da Câmara de Vereadores ocorreu na noite desta terça-feira (16). Sérgio será substituído pelo vice-prefeito Hassan Iossef. (Foto: Reprodução / TV Bahia)

A Câmara de Vereadores de Jequié aprovou, por 10 votos a favor a 6 contra, o afastamento do prefeito Sérgio da Gameleira por 90 dias ou enquanto durar o processo de investigação. A votação ocorreu na noite desta terça-feira (16). Sérgio será substituído pelo vice-prefeito Hassan Iossef.

O prefeito foi denunciado depois de não repassar ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) os valores que foram descontados nos contracheques dos servidores municipais, além de suposta fraude em dispensa de licitação e atraso no pagamento de funcionários públicos. De acordo com o Ministério Público Estadual (MP-BA), o prefeito realizou prejuízo de aproximadamente R$ 5 milhões aos cofres públicos ao, desde 2017, não realizar os repasses ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Jequié (Iprej), além dos altos gastos com publicidade – confira mais aqui

No entendimento da maioria dos vereadores, o afastamento temporário do prefeito é de suma importância para que se garanta a instrução do processo. Os vereadores acreditam que, caso o denunciado permaneça no exercício do cargo de prefeito, terá poder de eliminar, manipular, esconder, maquiar provas e ainda coagir pessoas e possíveis testemunhas. Conforme informou a Câmara de Vereadores, foram apontadas pelo denunciante uma série de irregularidades no âmbito da gestão do prefeito Sérgio da Gameleira, dentre as quais, uma que diz respeito ao pagamento de juros e multas à Previdência Social por parte do gestor municipal.