Codevasf recupera barragem de Zabumbão, que atende a região de Paramirim

Segunda / 18.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Embasa utiliza a barragem para abastecer Paramirim, Botuporã, Caraíbas, Caturama e Tanque Novo, atendendo a aproximadamente 60 mil habitantes. (Foto: Divulgação / Codevasf)

A barragem de Zabumbão, no município de Paramirim, está recebendo serviços de recuperação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A ação integra o Plano de Segurança de Barragem (PSB) da Codevasf, que está em curso em todas as infraestruturas hídricas sob responsabilidade da companhia em atendimento à Política Nacional de Segurança de Barragens. “Os serviços de manutenção periódica são fundamentais para garantir a segurança estrutural da barragem. Esses serviços de recuperação estão sendo realizados, pois a barragem de Zabumbão encontra-se em estado de atenção, já que apresenta erosões e buracos no talude de jusante e coroamento. Também se faz necessária a manutenção nos componentes hidráulicos, a limpeza geral, a pintura das estruturas de ferro, entre outros serviços”, disse Sérgio Farias, técnico da Codevasf e fiscal da obra.

A ação representa um investimento de cerca de R$ 465 mil. As obras foram iniciadas em março deste ano e, no momento, estão sendo realizados os serviços de limpeza (roçagem) geral dos taludes de montante e jusante. “Esse contrato engloba diversos serviços relacionados às obras civis de recuperação da estrutura da barragem. A limpeza geral da vegetação é importante já que ela é prejudicial, pois dificulta a realização de uma inspeção da barragem. Vamos recuperar o aterro, algumas erosões e buracos e preencher com cimento para estabilizar, mantendo a segurança da barragem. Também estamos recuperando a estrutura de concreto da tomada d´água. Faremos uma pintura no meio-fio e alambrados e uma revisão da parte elétrica, além de melhorar o acesso à barragem, abrindo uma estrada”, afirmou Sérgio Farias.

As obras também preveem a instalação de uma calha parshall de grandes proporções capaz de suportar uma vazão de mais de 3 mil litros por segundo, a ser instalada no canal de descarga em uma estrutura que será montada com esse objetivo. O acesso também será melhorado com a montagem de uma estrutura metálica com escada e mezanino. “Essa nova estrutura facilitará a inspeção e a medição da vazão, que é muito importante para a região, já que é a única fonte hídrica e existe uma demanda de água imensa. A obra deverá facilitar essa gestão da água”, explicou o técnico da Codevasf. Também estão sendo realizados serviços como levantamento aerofotogramétrico, incluindo Plano de Operação e Manutenção e mapa de simulação de inundação, Plano de Ação Emergencial, incluindo mapa de resposta a desastre. Outras ações relacionadas ainda estão previstas em outro contrato para execução dos serviços de instrumentação para manutenção da barragem de Zabumbão. Para essa outra etapa, já foi realizado o processo licitatório, mas ainda não foi assinada a ordem de serviço em decorrência da pandemia atual. A ação representará um investimento de cerca de R$ 200 mil.
.

A Embasa utiliza a barragem para abastecer Paramirim, Botuporã, Caraíbas, Caturama e Tanque Novo, atendendo a aproximadamente 60 mil habitantes. (Foto: Divulgação / Codevasf)