Malhada de Pedras: Secretária de Saúde rebate acusações de vereador

Quinta / 13.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Secretária de Saúde Vanessa Teixeira, na foto ao lado do Prefeito Ceará e do Deputado Estadual Vitor Bonfim (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

A Secretária de Saúde de Malhada de Pedras repudiou as acusações feitas pelo Vereador Tim Monteiro, de que teria havido negligência e omissão no encaminhamento de dois pacientes, vítimas de um acidente de moto. O acidente em questão, ocorrido no dia 25/07, envolvendo uma moto e um Fiat Uno, resultou na morte da jovem Micaelly Braz, de 17 anos, dias após o acidente, em Guanambi, onde estava internada. Já o outro passageiro da motocicleta sofreu uma fratura na perna.

Para Vanessa, as acusações de Tim Monteiro são levianas, já que a Secretaria de Saúde prestou imediato atendimento às vítimas e providenciou a remoção da paciente para a UTI do Hospital Regional de Guanambi, mas ela acabou não resistindo aos ferimentos e teve a morte cerebral diagnosticada pelos médicos. Quanto ao outro passageiro, que sofreu a fratura na perna, a Secretária explicou que o paciente foi estabilizado e, no dia seguinte, atendido por ortopedista no Hospital de Brumado, que liberou o paciente para retornar para Malhada de Pedras.

Vanessa informou ainda que no dia 27, o paciente foi atendido pelo médico plantonista em Malhada de Pedras, queixando-se de fortes dores e que a Secretaria de Saúde ingressou no Sistema de Regulação de Leitos para pleitear uma vaga para tratamento. Ela afirmou que o paciente foi submetido a uma cirurgia no dia 28, mas que o ortopedista avaliou ser necessária a intervenção de um cirurgião vascular, tendo em vista que o paciente estava com a circulação comprometida. O cirurgião, para preservar a vida do paciente, optou então por amputar a perna do paciente.

A Secretária de Saúde ressaltou que em nenhum momento houve negligência ou morosidade. Vanessa também externou a sua indignação com a atitude do Vereador Tim Monteiro, que para ela está tentando fazer uso político do fato para tentar denegrir a imagem do trabalho realizado pela Secretaria de Saúde sem, contudo, se preocupar com a dor e o sofrimento das famílias, que estão passando por um momento de muita tristeza.