Luciano Ribeiro: aplausos para Escola Família Agrícola de Caculé

Quinta / 13.08.2015

Por Giselle Quintão

O diretor da EFA de Caculé atribui o resultado satisfatório a um trabalho desenvolvido em conjunto, com muitas forças envolvidas

O deputado Luciano Ribeiro apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, Moção de Congratulações à Escola Família Agrícola do município de Caculé pela nota destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Edição 2014. O resultado divulgado no último dia 05 classificou essa Escola em primeiro lugar no ranking nacional das escolas privadas, que atendem alunos de nível socioeconômico baixo ou muito baixo.

Este resultado do Enem 2014 que destacou o modelo das Escolas Agrícolas no Brasil chamou a atenção do Ministério da Educação e do Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira - Inep, o que fez com que o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, determinasse maior visibilidade a essas escolas, além de que se colha os ensinamentos da metodologia desenvolvida pelas mesmas. Vale salientar que essas instituições são classificadas como privadas por serem geridas por associações de moradores e sindicatos rurais vinculados à comunidade, e que atendem alunos de nível socioeconômico baixo ou muito baixo.

Diante desta grande conquista, digna de aplausos e reconhecimentos pelo trabalho desenvolvido, é que o deputado estadual aproveitou a oportunidade para parabenizar à Escola Família Agrícola de Caculé, localizada na comunidade rural de Deus Me Livre, que com poucos recursos, muitas adversidades, porém com muita força de vontade de todos os envolvidos neste processo de aprendizagem - professores, alunos e comunidade – vem conseguindo mudar uma realidade difícil através da Educação.

O diretor da Escola Família Agrícola de Caculé, Geraldo Marques Soares, atribui o resultado satisfatório a um trabalho desenvolvido em conjunto, com muitas forças envolvidas. “A nossa escola, a família, a comunidade, o poder público estão todos unidos em um mesmo ideal, de melhor qualificar, buscar sempre mais. O regime integral permite maior acompanhamento dos alunos, que respondem positivamente. Aqui a escola faz parte da vida do aluno”, avaliou o diretor, que manifestou a alegria geral e a grande motivação que este resultado proporcionou na esperança de dias sempre melhores. Aplausos, com votos de sucesso a todos envolvidos neste grande exemplo a ser seguido na Bahia e no Brasil.