Ministério da Saúde atualiza as datas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Quarta / 06.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A vacina protege contra os três tipos de vírus Influenza mais comuns no Brasil – as influenzas A (H1N1), A (H3N2) e B. Ela não protege contra o coronavírus. (Foto: Tania Rego / Agência Brasil)

O Ministério da Saúde atualizou a data da realização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, sendo de 23 de março a 5 de junho, que será o último dia da vacinação.  Inicialmente, a terceira fase estava marcada para ter início no dia 9 de maio, mas foi postergada pela pasta para começar dois dias depois, em 11 de maio, sendo a primeira de 11 a 17 de maio voltada para a crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas no pós-parto até 45 dias e pessoas com deficiência. A segunda etapa, no período de 18 de maio a 5 de junho, irá incluir pessoas de 55 a 59 anos e professores. Assim, o último dia de vacinação que estava agendado para o dia 22 de maio, agora com o novo calendário passa a ser no dia 5 de junho. A vacina protege contra os três tipos de vírus Influenza mais comuns no Brasil, os vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B. Ela não protege contra o coronavírus (covid-19).

A campanha foi antecipada pelo Ministério da Saúde, e teve início em março, com a primeira fase da vacinação voltada para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A segunda fase, que teve início na segunda quinzena de abril, é voltada para as pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, membros das forças de segurança e salvamento, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo e trabalhadores portuários.