Secretaria de Saúde de Paramirim realiza campanha Bloqueio contra a Dengue

Quinta / 30.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

O principal objetivo é a eliminação do mosquito Aedes Aegypti, que também é transmissor da Zika e da Chikungunya. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Paramirim, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a campanha ‘Bloqueio contra a Dengue’, que consiste na aplicação de inseticida com a bomba costal (fumacê) em bairros com casos notificados. A cidade tem oficialmente 3 casos suspeitos e 1 confirmado.

O fumacê já passou pelo centro e pelos bairros Mãe Isabel e Lagoa do Barro. Na próxima segunda-feira (04), o fumacê passará pelo bairro do Alto do Cruzeiro e no quarteirão do Banco do Bradesco. Conforme a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o principal objetivo é a eliminação do mosquito Aedes Aegypti, que também é transmissor da Zika e da Chikungunya. Ainda de acordo com a Assessoria, “a melhor maneira de se combater essas doenças é impedir que o mosquito se reproduza”.

O Aedes Aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.