Governo da Bahia anuncia aplicativo para monitorar Coronavírus

Quinta / 09.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

O Monitora foi desenvolvido pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e Saúde, em parceria com a Fundação Estatal Saúde da Família.

Na manhã desta quarta-feira (09), o governador Rui Costa utilizou as redes sociais para anunciar o aplicativo “Monitora”, que possibilitará o registro de informações de pessoas com suspeita do coronavírus (covid-19), viabilizando o atendimento remoto, monitoramento e acompanhamento dos cidadãos. O app já está disponível gratuitamente android – baixe aqui

Por meio do aplicativo, desenvolvido pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Saúde (Sesab), em parceria com a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), o internauta poderá acessar informação, segura e de qualidade, e ter o acompanhamento do seu estado de saúde. Além disso, serão solicitadas informações sobre a sua saúde e, caso seja identificado o risco, um médico entrará em contato em até 24 horas, pelo celular, orientando as medidas para o autocuidado, que devem ser adotadas no próprio domicílio, evitando que o paciente se dirija a uma unidade de saúde e se exponha sem que haja a real necessidade. Caso seja indicado, o médico informará qual o serviço de referência mais próximo. O app foi programado para dar orientações e cuidados imediatos. O cidadão passará a ser monitorado em casa pelo aplicativo. O acesso à tecnologia é realizado por meio de um cadastro simples (nome, CPF, nome da mãe e número do cartão SUS). O App possibilitará, também, acesso rápido a informações sobre a Covid-19, orientações sobre o isolamento social, serviços de saúde próximos e o acompanhamento do estado de saúde do paciente, além de um “converse conosco”.

A tecnologia do app está articulada ao Registro Eletrônico de Saúde e possibilita à equipe de monitoramento e à gestão do SUS um painel de controle que permitirá visualizar o tempo de quarentena que cada paciente está seguindo, dentre outras informações que servirão de base para tomada de decisões em saúde pública e de atendimento.

Ver essa foto no Instagram

Acabamos de lançar um novo app onde poderemos identificar e monitorar o contágio do novo #coronavírus em toda #Bahia, além de tirar dúvidas sobre a doença. Baixe já na loja de aplicativos do seu celular, exceto na Apple Store. Pra localizar o aplicativo, faça a busca digitando “monitoracorona”, com as duas palavras juntas, e baixe o app “Monitora Covid-19”, de cor azul, do "Governo da Bahia".

Uma publicação compartilhada por Rui Costa (@ruicostaoficial) em