Estudantes de Rio de Contas estimulam o hábito da leitura através de videoconferência

Quinta / 09.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa tem o objetivo de fomentar o hábito da leitura e fortalecer o clube para enfrentar o isolamento social devido ao novo Coronavírus. (Fotos: Divulgação / SEC)

Os estudantes membros do Clube do Livro “De coração”, do Colégio Estadual Carlos Souto, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, estão socializando os seus momentos de leitura entre os colegas, por meio do aplicativo de videoconferência Zoom. A iniciativa tem o objetivo de fomentar o hábito da leitura e fortalecer o clube que foi criado neste ano, além de ter na arte literária um suporte para enfrentar os dias de isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus (covid-19). Os horários das reuniões on-line são marcadas através de um grupo de WhatsApp do clube. Os estudantes recebem o link de acesso e interagem por meio das câmeras. Durante os encontros, eles compartilham fotos dos livros que estão lendo, debatem sobre as obras e dão dicas de leitura.

Segundo a coordenadora pedagógica e mediadora do clube, Cláudia Brasília, mesmo com o isolamento social, o clube está em plena atividade. “Eles demonstram engajamento quanto às propostas do clube, que é a democratização do acesso à leitura e a formação de leitores criativos, críticos e proativos, ampliando, assim, a aquisição de novos conhecimentos, o repertório cultural e digital, a responsabilidade, a empatia e a cooperação”.

 A diretora do colégio, Luciana Teixeira, falou de que forma a iniciativa tem refletido no desenvolvimento dos estudantes. “Estamos conseguindo fazer com que os alunos leiam mais. Este projeto traz um incentivo para novos leitores, uma vez que alunos que não tinham o hábito ou gosto pela leitura estão desenvolvendo estas habilidades e, com isto, incentivando outros alunos e outras pessoas e, assim, a coisa vai crescendo e tomando excelentes proporções”.
.

A iniciativa tem o objetivo de fomentar o hábito da leitura e fortalecer o clube para enfrentar o isolamento social devido ao novo Coronavírus. (Fotos: Divulgação / SEC)