Após 12 anos seco, Codevasf recupera açude de Macaúbas

Terça / 07.04.2020

Por Redação Sertão Hoje

Atualmente, a população atendida pelo abastecimento de água chega a aproximadamente 50 mil pessoas. (Foto: Divulgação / Codevasf)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) recuperou a Lagoa do Açude do município de Macaúbas, no sudoeste da Bahia, a partir de investimentos de R$ 1,5 milhão destinados à empresa pública por meio de emendas parlamentares. O projeto foi realizado em duas etapas, a 1ª por meio de execução direta da Codevasf e a 2ª por meio de convênio com a Prefeitura de Macaúbas. A infraestrutura hídrica foi construída na década de 1930 pela antiga Inspetoria Federal de Obras contra as Secas (Ifocs), hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), e havia secado há cerca de 12 anos. Atualmente, a população atendida pelo abastecimento de água chega a aproximadamente 50 mil pessoas.

“O nível de chuvas diminuiu bastante nos últimos 20 anos. Com isso, houve assoreamento local, afundamento do coroamento, erosões, excesso de vegetação e os problemas estruturais ocasionados pela falta de manutenção. Como o açude não estava acumulando água, começaram a usar a área do reservatório para agricultura e pecuária. Não estava sendo utilizado para o real objetivo de acumulação de água”, explicou o técnico da Codevasf Sérgio Farias.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Nascimento, a obra foi executada em duas etapas. Na primeira, por meio da contratação de empresa por meio de licitação, a Companhia atuou basicamente na estrutura da barragem. “Foi realizada a recuperação do coroamento, que estava danificado com ondulações, e do meio-fio com a retirada de árvores que prejudicavam a estrutura. Também foram colocados os portões de acesso para evitar a passagem de carros e caminhões que danificavam a estrutura e realizada a limpeza do vertedouro e a retirada da vegetação excedente”, explicou. Já a segunda etapa, foi executada a partir de convênio com a prefeitura de Macaúbas. “Essa etapa teve um foco maior na limpeza de toda a bacia e no desassoreamento, tirando todo o excesso e aprofundando o reservatório. E, para a nossa felicidade, com a vinda das chuvas, o resultado foi positivo. A barragem começou a acumular água e o nível está subindo. Nós revitalizamos esse rio, limpamos toda a calha, desde a nascente até a barragem. Também realizamos o desassoreamento e alargamos a calha do rio Riachão em mais de 10 metros, aumentando também a profundidade em cerca de quatro metros”, revelou o superintendente regional.
.