CNA disponibiliza WhatsApp para produtores rurais relatarem problemas ou dúvidas em relação ao coronavírus

Quarta / 25.03.2020

Por Marquezan Araújo

A CNA também doou R$ 5 milhões ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para ajudar em ações de combate ao novo coronavírus. (Foto: Arquivo / EBC)

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) disponibilizou um número de WhatsApp para que produtores rurais possam entrar em contato e relatar possíveis problemas de saúde ou que comprometam a produção no campo. O número é o (61) 9 3300-7278.

O diretor-geral do Sistema CNA/Senar, Daniel Carrara, explica que todas as sugestões e pedidos de orientações enviados pelos produtores serão respondidos por profissionais técnicos, capacitados para esta atividade. Segundo Carrara, até o momento, pelo menos 3 mil produtores já fizeram contato pelo número disponibilizado pela entidade. “O objetivo é termos uma visão nacional dos problemas e das possíveis soluções. O problema de São Paulo, certamente não será o mesmo de Porto Velho ou de Manaus. A nossa ideia é interagir com os órgãos, sejam federais, sejam estaduais, para resolvermos e destravarmos gargalos nessa garantia de abastecimento da população brasileira”, explica o diretor-geral Sistema CNA/Senar, apontando ainda que as dúvidas mais relatadas são sobre os pagamentos de parcelas que estão para vencer, já que as instituições financeiras estão fechadas. Além disso, os trabalhadores têm compartilhado dificuldades em comercializar produtos e, por isso, pedem linhas de crédito rural para terem capital de giro.

Além de disponibilizar o WhatsApp como canal de comunicação entre os produtores rurais e técnicos do Sistema CNA/Senar, a confederação doou R$ 5 milhões ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para ajudar em ações de combate ao novo coronavírus. “A orientação do governo é acessar a plataforma ‘Todos por Todos’, que vai centralizar o recebimento dessas doações. Nós resolvemos fazer isso sob orientação da ministra [Tereza Cristina]. Tínhamos algumas alternativas, como comprar respirador, atender a asilos, mas achamos que, para resolver essa crise, tem que haver uma coordenação nacional. A gente pode intervir, sugerir, mas a coordenação tem que ser nacional”, esclareceu o diretor-geral do Sistema CNA/Senar, Daniel Carrara. Apesar de não sugerir em que área o dinheiro deve ser aplicado, a CNA vai pedir informações de como o valor foi aplicado, para que haja uma prestação de contas junto aos produtores e a sociedade civil. 
.