Operação Acidente Zero: PRF mantém policiamento orientado e patrulhamento preventivo na região da Chapada Diamantina

Terça / 03.03.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os PRFs ficaram posicionados em trechos da BR-242, realizando o policiamento orientado em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade.

Entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Seabra, na região da Chapada Diamantina, contou com reforço nas equipes e concentrou seu efetivo no patrulhamento ostensivo e preventivo em mais uma etapa de fiscalização de trânsito da Operação Acidente Zero. Os agentes federais ficaram estrategicamente concentrados e posicionados em trechos da BR-242, realizando o policiamento orientado em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade.

Em três dias de fiscalização, os agentes emitiram 430 autos de infração. 507 veículos foram fiscalizados com abordagem e 583 pessoas tiveram seus documentos consultados. Das multas extraídas, 13 condutores foram flagrados realizando ultrapassagem proibida. A equipe também emitiu 57 autos de infração para condutor ou passageiro sem o cinto de segurança e 23 veículos recolhidos ao pátio por apresentarem irregularidades impossíveis de serem sanadas no local ou por comprometerem a segurança dos usuários da rodovia. Também foram realizados 464 testes com o etilômetro (bafômetro) e 09 motoristas foram autuados, por recusa ou por constatação. Eles tiveram suas carteiras de motorista recolhidas e pagarão multa no valor de R$ 2.934,70, além de render 7 pontos na carteira (CNH).

Uma equipe da PRF cumpriu dois mandados de prisão em aberto. O primeiro registro aconteceu na sexta-feira (28), durante abordagem a um ônibus de turismo que seguia de São Paulo (SP) com destino a Natal (RN). Ao subir no veículo, os policiais confirmaram mandado de prisão em desfavor de um dos passageiros pelo cometimento de crime de homicídio qualificado, delito praticado no estado de Alagoas. Já a segunda prisão ocorreu na manhã de sábado (29) quando foi abordado o caminhão M. Benz / L1113, conduzido por um homem de 38 anos. Após consulta ao sistema da polícia, os PRFs descobriram a existência de prisão preventiva para o motorista, documento expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Os dois foragidos foram presos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.

A PRF também recuperou uma motocicleta HONDA/Cg 150 Titan que possuía registro de furto/roubo nos sistemas da polícia. O veículo foi abordado na altura do km 414 da BR-242, em Seabra. Ao realizar os procedimentos de identificação veicular, descobriu-se que se tratava de um carro roubado. O condutor de 29 anos foi preso em flagrante.

Para informações, denúncias, comunicação de crimes e acidentes a PRF dispõe do número de emergência 191. A ligação é gratuita e atende 24 horas em qualquer parte do País.