Período de chuvas exige maiores cuidados para evitar proliferação do mosquito Aedes Aegypti

Sexta / 21.02.2020

Por Redação Sertão Hoje

O verão aumenta as chances de propagação dessas doenças, já que cria o ambiente “perfeito” para a reprodução do Aedes Aegypti. (Fotos: Divulgação)

O período de chuvas pelo qual passa o Brasil, somado ao calor do Verão, exige que os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya sejam redobrados. O diretor do Departamento de Imunizações de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS), Júlio Croda, explica que essa condição climática aumenta as chances de propagação dessas doenças, já que cria o ambiente “perfeito” para a reprodução do Aedes Aegypti. “Esse ano, especialmente no Nordeste, a previsão é de muita chuva. O Espírito Santo também está vivendo um momento importante de chuva. Por isso, nós pedimos aos estados que façam planos de contingência. Cabe ao Ministério da Saúde alertar sobre essa possibilidade de ocorrência de dengue, nesse Verão de final de 2019 e início de 2020.”

Entre as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde para acabar com os focos em casa estão manter calhas sempre sem folhas ou materiais que possam impedir a passagem da água, guardar baldes com a boca virada para baixo e preencher os pratinhos de vasos de planta com areia até a borda. Em relação aos sacos de lixo, a recomendação é de fechar bem e não deixar ao alcance de animais. Outra precaução é a limpeza da caixa d’água, um dos locais mais comuns para focos do mosquito Aedes. Para isso, esse reservatório de água deve ser esvaziado até que chegue a um nível de, mais ou menos, um palmo de altura. A partir daí, esfregar as paredes e o fundo da caixa com escova. Quando terminar a limpeza, retirar a água suja com balde e a sujeira com pá de plástico. E não se esqueça, sempre mantenha a caixa d’água fechada.

Fonte: Agência Rádio Mais

O verão aumenta as chances de propagação dessas doenças, já que cria o ambiente “perfeito” para a reprodução do Aedes Aegypti. (Fotos: Divulgação)