Engenheira realizou visita técnica a Dom Basílio para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico e de Resíduos Sólidos

Terça / 11.02.2020

Por Redação Sertão Hoje

A Engenheira Sanitarista e Ambiental Erika Macêdo é da empresa Saneando Projetos de Engenharia e Consultoria Ltda, responsável pela elaboração do plano. (Fotos: Divulgação)

Na última semana, entre os dias 04 e 07, a Engenheira Sanitarista e Ambiental Erika Macêdo, da empresa Saneando Projetos de Engenharia e Consultoria Ltda, esteve em Dom Basílio para prestar apoio técnico na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

Na oportunidade, Erika realizou o diagnóstico de campo dos serviços e infraestruturas de saneamento básico, como o abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e controle de vetores. Também foi realizada a verificação de deficiências, necessidades e aspectos positivos, como a percepção de toda estrutura existente no município, contemplando as áreas rurais e urbana, e ainda o levantamento de dados primários para a elaboração do Diagnóstico Técnico Participativo dos Planos. Durante as visitas de campo, a engenheira esteve acompanhada da Secretária Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e coordenadora do Comitê Executivo do PMSB e PMGIRS, Edite Caires, que viabilizou o contato e acesso às informações junto às secretarias municipais, prestadores de serviços diversos e comunidades.

Os Planos (PMSB e PMGIRS), além de obrigatórios aos municípios, são necessários para captação de recursos financeiros da União, destinados ao saneamento básico. Os planos também permitem a melhoria de capacidade de gestão e fiscalização dos órgãos competentes.

A Engenheira Sanitarista e Ambiental Erika Macêdo é da empresa Saneando Projetos de Engenharia e Consultoria Ltda, responsável pela elaboração do plano. (Fotos: Divulgação)