Construção Civil liderou geração de empregos na Bahia em 2019

Domingo / 02.02.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os dados são da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia e foram sistematizados pela SEI, autarquia da Secretaria do Planejamento. (Foto: Reprodução / Internet)

A Construção Civil foi o setor da economia que mais gerou emprego na Bahia em 2019, com 11.551 postos novos postos de trabalho com carteira assinada. Os dados são da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia e foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan). Em 2019, o estoque de empregos formais da Construção Civil cresceu 10,2% em relação ao ano imediatamente anterior.

Além da construção civil, outros setores que registraram saldos positivos: Serviços (+ 10.046 postos), Comércio (+ 5.297 postos), Indústria de Transformação (+ 2.353 postos), Serviços Industriais de Utilidade Pública (+ 829 postos), Extrativa Mineral (+ 614 postos) e Agropecuária (+ 198 postos). Com 30.858 novos postos de trabalho com carteira assinada, a Bahia foi o estado do Nordeste que mais gerou empregos em 2019. O resultado foi o melhor dos últimos seis anos.

Para a SEI, o bom desempenho da Construção civil pode também ser corroborado pelo crescimento de 12% da produção de Minerais não metálicos, atividade responsável pela fabricação de boa parte dos insumos da Construção Civil. Outro indicador que evidencia o desempenho favorável do setor é o Índice de Confiança da Construção da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mostra um avanço de 8,3 pontos da confiança do empresariado a partir de maio deste ano. O aquecimento está ligado à expectativa de mercado, principalmente com a baixa de juros, às facilidades do crédito e o cenário econômico mais favorável, que se traduz na expectativa de um PIB mais elevado em 2020.