Eleitores têm até o dia 18 de fevereiro para fazerem o recadastramento biométrico

Domingo / 26.01.2020

Por Redação Sertão Hoje

Os eleitores que não regularizarem sua situação até esta data terão o título cancelado, não podendo votar nas eleições municipais deste ano. (Foto: Reprodução / Internet)

O prazo final para o recadastramento biométrico é no dia 18 de fevereiro e os eleitores que não regularizarem sua situação até esta data terão o título cancelado, não podendo votar nas eleições municipais deste ano. A estimativa do Cartório Eleitoral da 93ª Zona, que compreende os municípios de Caculé, Guajeru, Rio do Antônio e Ibiassucê, é de que pelo menos 10 mil eleitores deixem de recadastrar o seu título e fiquem impedidos de votar nas eleições municipais deste ano. Só em Guajeru este número pode chegar a pouco mais de 2.200 eleitores.

O eleitor que não fizer o recadastramento, além de ter o título cancelado, terá dificuldade de receber salários e aposentadorias, não poderá tirar passaporte, inscrever-se em concursos públicos, matricular-se em instituições públicas de ensino e receber programas sociais do governo (como o Bolsa Família, por exemplo), além de correr o risco de ter o CPF suspenso. Em Guajeru um posto de atendimento foi instalado para dar celeridade ao recadastramento, trazendo também mais comodidade para que os eleitores do município não precisem ir a Caculé para fazer o recadastramento.

Esta última fase do recadastramento biométrico está priorizando o agendamento, que pode ser feito através do site agendamento.tre-ba.jus.br/agendamento/publico/index.jsp ou pelo telefone: (77) 3455-1199. No agendamento, o eleitor deverá apresentar o número do título. Caso não possua a inscrição eleitoral ou não saiba o número, deverá informar o número de CPF, a data de nascimento e nome completo dos pais.