IHGMC lança sua 23ª revista

Terça / 14.01.2020

Por Dário Teixeira Cotrim

Foi lançada no dia 4 de janeiro deste ano, no Elos Clube de Montes Claros, a vigésima terceira edição da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHGMC), que continua circulando dentro do prazo ajustado desde a sua fundação, graças a participação de seus colaboradores em favor do desenvolvimento intelectual do nosso povo. O resgate e a preservação da história é um trabalho árduo e gratificante ao mesmo tempo, desde a elaboração dos exemplares até o seu lançamento, a cada semestre. É sempre oportuno ressaltar que, a compreensão e a solidariedade na remessa dos textos enriquecem, de importância a cada publicação. E não é de se estranhar que assim seja, pois a cidade da arte e da cultura (Montes Claros) possui a mais bela história dentre todas as outras cidades mineiras.

Nesta edição, comemoramos com muita alegria o septuagésimo aniversário da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros, com um belíssimo texto do confrade Lázaro Francisco Sena. Não menos importante, ainda destacam os textos de Dário Teixeira Cotrim, Dorislene Alves Araújo, Edvaldo de Aguiar Fróes, Felicidade Patrocínio, Filomena Alencar Monteiro Prates, Harlen Soares Veloso, Itamaury Telles, Leonardo Álvares da Silva Campos, Mara Yanmar Narciso, Maria Clara Lage Vieira, Maria da Glória Caxito Mameluque, Maria do Carmo Veloso Durães, Wanderlino Arruda e do associado correspondente, o cordelista José Walter Pires da cidade de Brumado – Bahia.

O artigo segundo do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros tem como finalidade a pesquisar, o interpretar e o divulgar fatos históricos, geográficos, etnográficos, arqueológicos, genealógicos e suas ciências e técnicas auxiliares, assim como fomentar a cultura, a defesa e a conservação do patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental do município de Montes Claros e região Norte de Minas.

Disse, então, o presidente da entidade que “Dessa forma, o leitor encontrará um farto material sobre a história de Montes Claros e da região do Norte de Minas, assim como os dados genealógicos e biográficos de nossa gente, além de outros temas de interesse geral. Por tudo isso, neste ensejo, manifestamos com especial carinho o nosso agradecimento a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que tornasse viável a publicação desta Revista, pois temos a convicção de que jamais faltará o auxilio e a atenção de quantos o valorizam e prestigiam a pesquisa histórica de nossa terra. Enfim, eis aqui o nosso propósito para construção de um mundo mais humano e mais fraterno”.