Ocupação hoteleira na Bahia registra números elevados neste verão

Domingo / 29.12.2019

Por Redação Sertão Hoje

A região de Lençóis já bateu 98% de ocupação para o Réveillon. O secretário Fausto Franco atribui o crescimento ao trabalho realizado para melhorar o acesso aos destinos.

Ocupação hoteleira em torno de 100% no Réveillon e acima de 90% para a primeira quinzena de janeiro de 2020. Assim será esta temporada de verão nos destinos litorâneos da Bahia, os mais procurados por turistas, como as praias de Morro de São Paulo, Itacaré, Praia do Forte, Porto Seguro e Prado (98%). A alta taxa de ocupação vai desde as pousadas com preços mais em conta, passando por hotéis de luxo, até os resorts. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur) na sexta-feira, dia 27.

O município de Lençóis, na Chapada Diamantina, já bateu 98% de ocupação para o Réveillon, o mesmo ocorrendo com os municípios do entorno, como Palmeira, Mucugê e Andaraí, que estão nesta faixa de ocupação. O secretário Fausto Franco atribui o crescimento, entre outros motivos, ao trabalho realizado para melhorar o acesso aos destinos, como a prospecção de novos voos para Lençóis, que é o portão de entrada para a Chapada.

Inaugurado em Julho, o aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista também está contribuindo com os municípios que ficam mais ao sul da Chapada. Segundo a Setur, ações neste sentido já estão sendo elaboradas, como a instalação de um ponto com informações turísticas da Chapada dentro do aeroporto, com informações sobre os atrativos da Chapada, folheteria, sinalização das estradas que ligam Vitória da Conquista aos municípios daquela região, dentre outros. Além disso, a Setur trabalhou em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), no sentido de oferecer uma melhor estrutura nestes destinos e impedir que problemas como queda de energia elétrica e a falta d'água tirem a tranquilidade de moradores e turistas. Somente a Coelba investiu mais de R$ 50 milhões em ações estratégicas nas principais praias do Estado, com o objetivo de garantir a qualidade do fornecimento de energia elétrica e atender a crescente demanda no período, contemplando mais de dez municípios e 50 praias.